Espaço ao ar livre fica no Parque das Águas e é fruto de convênio firmado entre governo estadual e a Secretaria de Esporte e Lazer (Semes)
A primeira academia ao ar livre destinada exclusivamente a pessoas com deficiência está pronta para uso, no Parque das Águas, próximo ao teatro de arena. Sua instalação é fruto de um convênio firmado entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Secretaria de Esporte e Lazer (Semes).
A pasta estadual ficou responsável por ceder os equipamentos, 10 no total. O valor deles, porém, não foi divulgado. A Secretaria de Serviços Públicos (Serp), por sua vez, construiu a base para comportá-los, com investimento de R$ 2.600.
Os equipamentos instalados têm cores azul e amarelo. Em cada um deles há orientação – por escrito e em braile – sobre o que deve ser feito pelo interessado em praticar a atividade física. A máquina supino vertical, por exemplo, indica que o praticante poderá desenvolver, fortificar e fortalecer os músculos dos membros superiores. Em todos, aliás, recomenda-se que, antes da execução, a pessoa deve procurar um médico ou profissional de educação física.
De acordo com a Semes, a nova academia é um passo importante no que se refere à inclusão social, algo que foi reforçado durante a Paralimpíada do Rio de Janeiro, realizada neste ano.