Abordagem social atua diariamente em Sorocaba na oferta de serviços à população de rua
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Em média são realizadas trezentas abordagens por mês
Diariamente, das 8h às 22h, duas equipes multiprofissionais da Abordagem Social da Prefeitura de Sorocaba percorrem as principais vias e espaços públicos do município, principalmente a região central. O objetivo é localizar, oferecer auxílio e ofertar os recursos disponíveis para atendimento à população de rua. O trabalho é realizado inclusive aos finais de semana e feriados, totalizando uma média de trezentas abordagens por mês.
“É importante que a população esteja ciente de que o nosso trabalho é humanizado e pautado pela conscientização e oferta de serviços. Por isto, os resultados deste trabalho são mensuráveis somente em médio e longo prazo. Nossa ação não trata de retirar pessoas em situação de rua, cujo conceito nada mais representa que a limpeza, a higienização e a segregação”, enfatiza a vice-prefeita Edith Maria Di Giorgi, secretária de Desenvolvimento Social (Sedes).
A Secretaria de Desenvolvimento Social trabalha dentro do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), que não possui instrumentos constitucionais, lícitos e humanizados para obrigar as pessoas a quererem um novo rumo em suas vidas. “O que nos cabe é garantir que aqueles que queiram uma nova perspectiva de vida sejam atendidos, que suas demandas sejam identificadas, acolhidas, e que eles recebam um atendimento técnico, digno e ético”, afirma a vice-prefeita.
Como funciona a Abordagem Social
Durante a abordagem, com um questionário em mãos, os agentes sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social fazem o primeiro contato com a pessoa em situação de rua. A ideia é obter o máximo de informações possíveis, como município de origem ou se possuem residência e família em Sorocaba, idade, se são dependentes de álcool e outras drogas, escolaridade, entre outras. Com isso, os agentes sociais conhecem como vivem essas pessoas, as causas de sua permanência na rua, as relações afetivas e as principais necessidades de cada um.
“A pessoa é muito mais do que se pode ver. Cada um tem sua história pessoal, experiências, motivos individuais que acabaram culminando na vida nas ruas. E é justamente dentro de tais particularidades que as equipes da Sedes trabalham incansavelmente buscando, nas minúcias, uma oportunidade de construir um processo de saída das ruas”, explica Eduardo Leme Braz, coordenador de Políticas para População em Situação de Rua da Sedes.
Durante a Abordagem Social, quando há aceitação, essas pessoas são encaminhadas aos serviços da rede socioassistencial, que é constituída de equipamentos públicos, como o Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), às UBS (Unidade Básica de Saúde), entre outros serviços próprios e da rede conveniada da Prefeitura, como abrigos em ONGs e entidades filantrópicas.
Centro POP
O Centro POP é um dos principais equipamentos disponíveis para atendimento da população em situação de rua. O local oferece serviço especializado, com atendimentos psicossociais, atividades de convivência, bem como auxílio na busca da promoção e resgate de vínculos familiares.
Além disso, a unidade faz a articulação com a rede de serviços de saúde, educação, habitação, emprego, jurídico, entre outros, auxiliando, inclusive, com orientações sobre documentação civil e demais encaminhamentos necessários.
O serviço foi criado e planejado de forma a acolher, acompanhar e buscar meios de resgatar e devolver a dignidade de cidadãos, que por motivos diversos encontram-se em situação de rua. O Centro POP está localizado na Avenida Comendador Pereira Inácio, 763, no Centro, próximo à Rodoviária de Sorocaba.
Outro serviço oferecido é o programa de recâmbio através da identificação de vínculo familiar e/ou social com outra localidade e garante a passagem para aqueles que queiram seguir viagem de retorno. Cerca de 170 pessoas são beneficiadas mensalmente, em especial aqueles que são chamados de “trecheiros”.
As pessoas que quiserem comunicar algum caso envolvendo a população de rua da cidade podem ligar para a equipe da Abordagem Social no telefone 199 (GCM) ou no (15) 3202-5069 (Centro POP).
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