Abertura das comemorações da Consciência Negra em Sorocaba foi marcada por uma grande festa
A Prefeitura de Sorocaba promoveu na noite de segunda-feira (10) uma grande festa na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” para marcar a abertura oficial das comemorações do Dia da Consciência Negra, lembrado em 20 de novembro. Quem foi ao local pode conferir roda de capoeira, roda de Candomblé com os filhos de Orisás, apresentação da Fanfarra Amigos do Quilombinho, a exposição de quadros “Dandara, uma guerreira em mim”, da artista plástica Elaine Souza, e a exposição de roupas “Aso dos Orisás”.
Promovido pela Coordenadoria da Igualdade Racial da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com o Conselho Municipal de Participação de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CMPDCN), o evento teve como objetivo estimular a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e valorizar a cultura.
“É um enorme prazer estar participando desta festa muito bonita. Temos que valorizar a nossa cultura e a nossa história. Estou orgulhosa do trabalho que está sendo desenvolvido pela Coordenadoria da Igualdade Racial na busca de um mundo sem discriminação, menos desigual e mais fraterno. Parabéns a todos”, elogiou a vice-prefeita Edith Di Giorgi, secretária de Desenvolvimento Social (Sedes).
A exposição “Dandara, uma guerreira em mim” conta com 15 quadros da artista plástica Elaine Souza, de 45 anos, que retratam a mulher negra.
Já na exposição “Aso dos Orisás”, o público poderá conferir roupas e paramentas de 8 orixás: Omolu, Osoosi, Ogum, Osala, Ossãe, Osum, Yemonja e Sangó. O objetivo é mostrar que as manifestações e uso das roupas em terreiros de candomblé por Orisás, ou por seus filhos, tem forte influência no cotidiano com o uso das suas cores, brilhos, laços no cabelo, brincos e pulseiras, entre outros adereços que ornamentam homens e mulheres. Enquanto religião, o Candomblé é rico em cantigas e danças, além de ser alegre e com muita energia, onde existe prosperidade, amigos e família, não descriminando pessoas por sexo, raça ou cor.
As exposições poderão ser conferidas gratuitamente até esta sexta-feira (14). A Biblioteca Municipal fica na Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, Alto da Boa Vista – ao lado do Paço Municipal. Para conferir a programação completa do Mês da Consciência Negra, acesse o site http://sorocaba.sp.gov.br/consciencia-negra.
Tags:Consciência Negra, Consciência Negra, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Social
