“A Mariposa” terá oficinas gratuitas como contrapartida da LINC
Estão abertas as inscrições para duas oficinas artísticas gratuitas do Projeto “A Mariposa: Procedimentos sobre o que se transforma com o tempo”: “Mímica corporal dramática” e “Voz Palavra Corpo”. As atividades serão realizadas na sede da Camarim – CIA de Teatro/Casa do Ator, localizada na Rua Vicente Decária, 373, próximo ao Senac Sorocaba.
As oficinas são contrapartidas do projeto de pesquisa teatral e estética contemporânea, do proponente Julio César Scandolo, que foi viabilizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), pela Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba (LINC). Serão oferecidas 10 vagas para cada oficina.
A oficina “Mímica corporal dramática” pretende investigar as ferramentas desta técnica de expressão corporal desenvolvida e sistematizada pelo artista francês Etienne Decroux e experimentá-las na construção cênica. Ministrada por Evelyn De Marchi, formada pela Escola Internacional de Mímica Corporal em Londres, a atividade ocorrerá no dia 28 de fevereiro, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Já a oficina “Voz Palavra Corpo”, com o ator João Armando Fabbro, ocorrerá no dia 6 de março, das 9h às 12h e das 14h às 17h. A prática proposta por esta oficina busca, de forma concisa, passar por aspectos relevantes no que diz respeito à relação corpo e voz, objeto da pesquisa de mestrado do ator.
Estudantes de teatro, performer, atores e bailarinos interessados em concorrer a uma vaga deverão enviar até dia 24 de fevereiro uma carta de interesse, com no máximo uma lauda, para o e-mail mariposalinc@gmail.com. Para cada oficina será necessário uma carta, que deverá conter no título do e-mail o nome de qual oficina há interesse. O resultado será divulgado no dia 26 de fevereiro.
Sobre A Mariposa
O objetivo do Projeto “A Mariposa: Procedimentos sobre o que se transforma com o tempo”, além do entretenimento, é estimular o público ao exercício de reflexão, tornando-o atuante, crítico e transformador do seu contexto a partir de uma abordagem da arte contemporânea. O projeto também quer celebrar e fomentar a cena dos grupos teatrais da cidade nos seus próprios espaços culturais conquistados.
A ideia é ampliar o repertório e o entendimento de teatro contemporâneo, demonstrando a prática artística ao expectador, através de debates após as apresentações, em especial, a pesquisa do grupo sobre corporalidade, demandas de composição, dramaturgia do corpo e expressividade.
O projeto promove o encontro de artistas de gerações distintas, com o propósito de estabelecer um diálogo inventivo, fértil e solidário que esteja conectado com o mundo contemporâneo e que possa revelar linguagens, caminhos e modos de vida que sejam afirmativos.
