Toda a comunidade está convidada a participar do plantio
Nesta quinta-feira (dia 20), das 9h às 11h e das 14h às 15h, oitocentas mudas de árvores nativas serão plantadas no Parque da Formosa, na Zona Norte de Sorocaba. A ação ambiental promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), envolverá cerca 1.110 alunos de escolas municipais e estaduais que estão localizadas no entorno do parque.
O Parque da Formosa é um dos espaços que está recebendo as ações do Programa “Sorocaba Cidade da Biodiversidade”, com o Projeto “Refúgios da Biodiversidade”, em implantação às margens do lago e do córrego do parque. Os refúgios são áreas estratégicas destinadas à restauração ecológica no ecossistema urbano.
A Secretaria do Meio Ambiente já iniciou ações socioambientais no local, no dia 18 de julho, com a participação da comunidade. Naquele dia foi realizado um mutirão de limpeza do espaço público e, em seguida, o plantio de quinze mudas de árvores nativas. O objetivo da ação como um todo é melhorar a qualidade de vida da população do entorno do parque e fomentar a utilização do espaço público para lazer e contemplação da natureza.
Durante a ação ambiental desta quinta-feira, a equipe de Educação Ambiental da Sema abordará a importância das áreas de refúgio e da arborização na área urbana como ferramenta de sensibilização da população do entorno, além de contar com as instituições do bairro para a realização de outras ações no parque.
O espaço público ganhará o plantio de diversas árvores espécies nativas, como quaresmeiras, urucum e aroeiras. Todas as mudas utilizadas na ação foram produzidas nos viveiros das Penitenciárias “Dr. Danilo Pinheiro”, no Mineirão, e “Dr. Antônio Souza Netto”, em Aparecidinha; além dos existentes no Parque Natural “Chico Mendes”, na Universidade de Sorocaba (Uniso) e no Clube do Nais.
Participarão do plantio, alunos do CEI-53 “Dr. Benjamin Felipe Grizzi”, E.M. “Profª Zilah Dias de Mello Schrepel”, E.E. “José Roque de Almeida Rosa” e E.E. “Beatriz Caixeiro Del Cistia”, localizadas em bairros próximos ao Parque da Formosa.
Já as cerca de 300 crianças do CEI-73 “Matilde Gavin” e do CEI-101 “Leonilda Cruz Maldonado”, que possuem menos de 3 anos de idade, não farão o plantio, porém, participarão de um bate-papo lúdico sobre a questão da arborização urbana nesta sexta-feira (21).
Outra estratégia utilizada pela Secretaria do Meio Ambiente são as oficinas de plantio. Na manhã desta terça-feira (dia 18), cerca de 180 crianças do CEI-53 participaram da atividade de Educação Ambiental. Além disso, a Sema está realizando uma palestra sobre arborização urbana voltada aos professores da E.M. “Profª Zilah Dias de Mello Schrepel”, E.E. “José Roque de Almeida Rosa” e E.E. “Beatriz Caixeiro Del Cistia” até esta quarta-feira (dia 19).
De acordo com Rodrigo Miranda, chefe de seção de Educação Ambiental, os professores recebem dicas de como abordar o tema em sala de aula e material informativo do Projeto “Refúgios da Biodiversidade”.
Ação ambiental continua no sábado
Já no sábado (dia 22), às 10h, será feito um plantio social de cem mudas de árvores nativas nas áreas gramadas próximas ao playground e a Academia ao Ar Livre do Parque da Formosa. Toda comunidade está convidada para acompanhar e participar da atividade. Participarão desta ação instituições do bairro, assim como o Grupo Uni Força, o Território Jovem do Maria Eugênia e a comunidade do entorno.
Os pais dos alunos das escolas envolvidas no plantio desta quinta-feira também serão convidados pelas próprias unidades para a ação ambiental de sábado.
O Parque da Formosa está localizado na rua Andrelino de Souza, 494, na Vila Formosa.