78 servidores participarão de palestra do “A3P – Ambientação”
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
A capacitação visa à sustentabilidade no ambiente de trabalho
A Prefeitura de Sorocaba realiza nesta quinta-feira (dia 14), às 14h, uma palestra sobre o Projeto “A3P – Ambientação” a 78 servidores públicos municipais. O evento ocorrerá no Salão de Vidro do Paço Municipal, no Alto da Boa Vista.
Promovido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Fundação Toyota do Brasil, com apoio da Escola de Gestão Pública “Dr. José Caetano Graziosi”, o objetivo do projeto é cumprir com as metas e ações do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) do Governo Federal, do qual a cidade participa desde novembro de 2014 com o intuito de promover a internalização dos princípios de sustentabilidade socioambiental dentro dos ambientes de trabalho em órgãos e entidades públicos.
Já o Projeto Ambientação, da Fundação Toyota, visa à minimização de impactos ambientais no ambiente de trabalho, por meio de ferramentas de gestão que são multiplicadas aos funcionários da empresa.
Na palestra, as equipes da Secretaria do Meio Ambiente e da Fundação Toyota vão explicar como funciona o “A3P – Ambientação”, enfatizar a importância da dedicação do servidor público na execução das tarefas, apresentar dados do projeto realizado no ano passado e, ao final, promover a inscrição dos servidores interessados.
O treinamento terá início no dia 28 de abril e ocorrerá semanalmente, às quintas-feiras, das 14h às 16h30, na Escola de Gestão Pública, até o mês de agosto. Ao todo, terá uma carga de 62 horas. Além do curso, o funcionário deverá ainda dedicar duas horas por semana para a aplicação das atividades propostas.
Durante as aulas, os participantes vão aprender a utilizar a ferramenta de gestão conhecida como Toyota Business Pratices (TBP), disponibilizada pela empresa e que permite o diagnóstico claro sobre o real problema a ser vencido, onde e como ele ocorre e do que depende para ser solucionado. A metodologia ensina aos participantes do curso a fazerem um diagnóstico, com indicadores e investigação da causa do problema, e a promoverem a resolução e o monitoramento.
Ao final do curso, os servidores públicos que cumprirem 80% de frequência nas atividades presenciais e todas as tarefas intrínsecas ao curso, como a apresentação e entrega de trabalhos, receberão um certificado. Os cursos certificados pela EGP serão reconhecidos para fins de Evolução Funcional, nos termos da Lei nº 8.346/2007 e do Decreto nº 22.119/2015.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3238.2366 ou no edital publicado no Jornal “Município de Sorocaba” do último dia 1º de abril.
Tags:meioambiente, palestra do “A3P – Ambientação, SEMES

