60 árvores serão plantadas pelos sócios do Clube do Idoso às margens do rio Sorocaba

Ação é para restaurar a mata ciliar, que protege as margens do rio da erosão, controla a sua temperatura e serve como refúgio da fauna

Com o objetivo de recuperar a mata ciliar do rio Sorocaba, serão plantadas nesta quinta-feira (dia 9), a partir das 9h, 60 árvores de espécies nativas em frente ao Centro de Educação Ambiental Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba), localizado à Avenida Dom Aguirre, em frente ao Poupatempo. A ação ambiental será realizada pelos frequentadores da academia do Clube do Idoso “Carlos Alberto Moura Pereira da Silva”, localizado próximo ao CEA.

O plantio é promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), e visa também integrar o público do Clube do Idoso ao Centro de Educação Ambiental Rio Sorocaba, tendo em vista que os dois locais são muito próximos, e proporcionar à terceira idade a possibilidade de contribuir com o meio ambiente e fazer parte do processo de plantio de árvores na área urbana de Sorocaba. 

No espaço educativo, eles vão ter a oportunidade de observar a maquete topográfica do rio Sorocaba no perímetro urbano de Sorocaba e Votorantim, que mostra exatamente todo o percurso do manancial e seus afluentes desde a Represa de Itupararanga, em Votorantim, até o Parque São Bento, na Zona Norte de Sorocaba.

Os idosos também conhecerão o diorama da flora local e alguns exemplares taxidermizados (empalhados) da fauna que habita o rio, como o cascudo, cará, traíra, lontra, ratão-do-banhado, biguá, anu-branco, frango d’água e a garça-branca, e ainda vão participar de um bate-papo sobre a importância da arborização.

 

 

Tags:, , , , ,