As brincadeiras antigas foram as atividades propostas no primeiro dia do projeto “Férias no Museu”. O evento, uma realização da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, reuniu cerca de dez crianças e segue até sexta-feira (14).
Acompanhados pelos estagiários do Museu, as crianças chegaram e após serem identificadas com crachás, visitaram o acervo interno do Museu Histórico Sorocabano, que fica anexado ao Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros.
Iniciativa da museóloga Daniella Gomes, ela afirma que a ideia principal do projeto “Férias no Museu” é aproximar as crianças do Museu de maneira com que elas se divertam e para marcar um dia com atividades paralelas às que estão acostumados.
Com foco em aplicar brincadeiras antigas, entre as inúmeras existentes, as crianças sugeriram também diversas ideias e os monitores ministraram recreações como “Esconde-esconde”, “alerta”, “canibal”, “qual é a música?”, “queimada”, “amarelinha” entre outras.
Estudante de história e estagiário do Museu Histórico Sorocabano, Ricardo Estevam, 20, adora esse contato com as crianças. “Eu gosto de incentivar as crianças a saírem dessa zona de conforto em que só pensam em jogar videogame e ficar no computador, a criança tem que sair e brincar, correr, pular… eu adoro esse contato que tenho com elas”, declara.
O segundo dia do projeto “Férias no Museu” acontece na sexta-feira (14), a partir das 15h, e a garotada assistirá a exibição do filme “Divertidamente”, em mais uma sessão do “CineBonde”.