4º Festival de Robótica do PTS supera expectativas
Por: Neide Barbosa
O 4º Festival de Robótica, realizado em uma parceria entre o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) – vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedeter) da Prefeitura de Sorocaba -, e a Via Maker Education, neste final de semana (25 e 26), mostrou, mais uma vez, que ano a ano o evento supera as expectativas.
Nesta edição, o projeto envolveu perto de 900 alunos de 7 a 16 anos de 80 escolas de Sorocaba e região, mostrando que a nova era da robótica já conquistou seus adeptos. Paralelamente ao evento de robótica, também aconteceu na para externa do PTS o Festival de Pipas que atraiu um bom número de competidores.
Durante os dois dias, muitas atividades movimentaram os estudantes que, de forma entusiasmada, mostraram na prática o que têm recebido em sala de aula. Aliás, a robótica tem ajudado em disciplinas que não tem relação direta com a ciência tecnológica. Isso foi o que apontou os educadores de várias escolas que estavam acompanhando seus alunos, ao identificarem também uma maior disciplina e interação entre os estudantes.
“Eles acabam se envolvendo mais com a escola, com os amigos, com os professores, enfim, eles acabam interagindo mais, participando de forma mais efetiva nas disciplinas mesmo que elas não estejam ligadas diretamente com a tecnológica”, disse Rosélia de Oliveira, assistente de coordenação da escola Meta, de Indaiatuba.
No sábado, a participação foi dos estudantes do ensino fundamental I (7 a 10 anos) que, divididos em equipe de 6 a 10 integrantes, aceitaram os desafios propostos pela organização. No domingo, foi a vez dos alunos do ensino fundamental II (11 a 16 anos) mostrarem na prática o que estão aprendendo em sala de aula.
Os participantes apresentaram trabalhos feitos em sucata, folhas, papelão, isopor e outros materiais recicláveis mostrando, claramente, um grande respeito por aquilo que pode ser reaproveitado.
Para o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), Roberto Freitas, “foram dois dias de muita interação entre os participantes, os educadores, pais que acompanham as competições e nossos parceiros. Fico muito feliz em termos devolvido à população um evento de alto nível e com uma proposta tão interessante como essa da área tecnológica”, disse Freitas que acompanhou de perto os dois dias do festival.
Se dentro do Parque Tecnológico a energia dos estudantes corria solta, fora o agito também não era diferente. É que também aconteceu neste final de semana, mais precisamente no domingo (26) – na área externa do parque -, o Festival de Pipas organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo, reeditando uma tradição sorocabana. Pais se juntaram aos filhos para rememorar os velhos tempos e mostraram que a brincadeira não tem idade.
Quem foi ao Parque Tecnológico também pode conferir a feirinha de cães e gatos, adultos e filhotes, à espera de um lar. A feirinha aconteceu no sábado com o apoio da Amor Animal, e no domingo, dia 26, com o apoio da AATAN.
Além disso, vários carros conhecidos como Foodtrucks (venda de comida e bebida) também foram levados ao PTS para atender os visitantes.
