46 adolescentes participarão do curso de férias no Zoo
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
A febre amarela e o fato dos macacos também serem vítimas desta doença serão abordados durante a programação
De segunda a quinta-feira (22 a 25), a Prefeitura de Sorocaba realizará o curso de férias AnimaZoo para 46 adolescentes, de 13 a 17 anos de idade, no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. Um dos assuntos abordados durante a programação especial é a febre amarela e o fato de que os macacos também estão sendo vítimas dessa doença, que está preocupando milhares de brasileiros, inclusive a população sorocabana.
Promovido pela Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), por meio da equipe de Educação Ambiental, o AnimaZoo terá como tema “Zoológicos Contemporâneos”, com o intuito de levar os adolescentes a conhecerem as funções que os zoológicos atuais possuem e refletirem sobre a importância que eles têm para a sociedade.
Os zoológicos foram criados, originalmente, como um local de contemplação de animais, onde, na maioria das vezes, esses animais eram retirados da natureza e tratados de maneira cruel. Atualmente, no entanto, os zoológicos têm diversas funções, que levam sempre em consideração a conservação das espécies e o bem-estar dos animais.
Programação
Durante o AnimaZoo, os adolescentes vão participar de bate-papo, oficinas, gincanas, jogos e outras atividades lúdicas. Para isso, eles se dividirão em quatro equipes, que vão ganhar nomes de espécies de macacos que habitam o Zoo.
Na segunda-feira, os adolescentes vão participar de uma dinâmica de apresentação, se dividirão em equipes e farão uma visita monitorada no zoológico, quando serão apresentados alguns animais da fauna de Sorocaba. Durante a atividade, eles passarão pelos recintos dos animais símbolos de cada grupo.
No segundo dia de AnimaZoo, os jovens vão elaborar o enriquecimento ambiental para alguns habitantes do parque e vão conferir os tratadores entregando os “presentes” aos animais. Outra atividade programada será uma palestra sobre febre-amarela, que ocorrerá, das 14h30 às 15h, no auditório fechado do Zoo.
Ainda na terça-feira, das 15h30 às 16h40, divididos em grupos, os participantes vão preparar uma campanha, com cartazes e outra atividade que escolherem, para sensibilizar os visitantes do parque sobre a doença e sobre o fato de os macacos também serem vítimas desta doença. A escolha pelo assunto se deu devido a casos de agressão a macacos no Brasil. Agredir ou matar estes animais é crime ambiental. Além de não transmitirem o vírus, os macacos são os primeiros a morrer com o contágio em ambiente silvestre, servindo de alerta para que sejam adotadas medidas de controle. A atividade ocorrerá no auditório fechado, na biblioteca, no museu e no anfiteatro do zoo.
Na quarta-feira, das 14h às 15h, será a vez dos grupos realizarem campanhas educativas e sensibilizarem os visitantes do zoo sobre a febre amarela. Já às 15h30, acontecerá a “torta na cara”. Eles se reunirão no gramado para um jogo de perguntas e respostas sobre os temas apresentados no curso de férias e quem errar a resposta leva uma torta na cara.
No último dia, na quinta-feira, a programação do AnimaZoo ocorrerá das 17h às 21h. Uma das atividades será o Jogo Noturno, no qual as equipes vão competir através de pistas, abordando as cinco funções do zoo e a questão da febre amarela.
O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” está localizado na rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Mais informações pelo telefone (15) 3227.5454. Segue abaixo a programação completa:
Segunda-feira (22)
13h00 – Recepção
13h30 – Dinâmica de apresentação
14h30 – Apresentação do animal de cada grupo
15h00 – Lanche
15h30 – Visita monitorada
16h40 – Avisos finais
Terça-feira (23)
13h00 – Recepção
13h20 – Elaboração de enriquecimento para animais do zoo
14h30 – Palestra sobre febre amarela
15h00 – Lanche
15h30 – Preparação da campanha sobre macacos e febre amarela
16h40 – Avisos finais
Quarta-feira (24)
13h00 – Recepção
13h15 – Apresentação de cada grupo sobre a febre amarela
14h00 – Abordagem do público do Zoo sobre febre amarela
15h00 – Lanche
15h30 – Quiz (torta na cara)
16h40 – Avisos finais
Quinta-feira (25)
17h00 – Recepção
17h15 – Manuseio com animal da Educação Ambiental
18h00 – Lanche
19h00 – Jogo Noturno no Zoo
20h30 – Finalização do Animazoo
Tags:meioambiente
