400 árvores nativas serão plantadas no futuro parque
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Emerson Ferraz
Neste sábado (dia 17), às 9h, a Prefeitura de Sorocaba promove um plantio de 400 árvores no futuro Parque Municipal “Porto das Águas”, localizado à margem direita do rio Sorocaba, próximo ao Parque das Águas. Pessoas de todas as idades estão convidadas a participar da ação ambiental.
Promovida pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a atividade integra a programação especial do Dia da Árvore (21 de setembro). A data faz parte do calendário oficial de eventos da cidade, alusivos ao meio ambiente, conforme a Lei nº 8.812, de 15/07/2009.
O novo espaço ganhará exemplares nativos de inúmeras espécies importantes para a fauna e faz parte do plano de recuperação da área que prevê, ainda, o plantio de mais 2.000 árvores. Todas as mudas foram produzidas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do Projeto “Recomeçar – Plantando a Liberdade”, com a mão de obra de reeducandos do sistema prisional.
Sobre o parque
O espaço público de 140 mil metros quadrados fará, num projeto futuro, comunicação com o Parque das Águas, o Parque Linear e o Jardim Botânico, formando o “Parque Metropolitano de Sorocaba” que vai incluir, ainda, um corredor verde a ser formado na área do antigo aterro sanitário.
A criação do novo parque não acarretará qualquer custo à Prefeitura de Sorocaba. O valor do investimento é de R$ 319 mil e está sendo feito através de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), firmado com a empresa Shopping Pátio Cianê.
Para isso, ele está sendo estruturado para receber o público. Ao redor do lago vai ser instalada uma pista de caminhada com 1.100 metros e haverá iluminação de LED. O lago será cercado com três linhas de cabos de aço e 20 placas indicativas sobre segurança serão implantadas no local para alertar os frequentadores.
Além disso, o local terá mirantes para que os frequentadores possam contemplar a paisagem e observar a grande quantidade de aves. Uma casa existente no local será transformada em Centro de Educação Ambiental (CEA), similar ao já existente em frente ao Poupatempo, na Avenida Dom Aguirre. A previsão é que a obra seja finalizada em dezembro deste ano.
Tags:Árvores, meioambiente, Plantio, Porto das Águas
