400 alunos assistem à peça teatral “Cadê o amor que estava aqui?”
Por: André Reis - areis@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Emerson Ferraz
Cerca de 400 alunos dos 4º e 5º anos da Escola Municipal “Duljara Fernandes de Oliveira”, no Jardim Santo Amaro, encantaram-se na manhã desta quinta-feira (16) com a peça teatral “Cadê o amor que estava aqui?”. A apresentação é uma parceria entre a Secretaria da Educação e o Programa Caminhos para a Cidadania – Educação no Trânsito, desenvolvido pelo Grupo CCR.
A vice-diretora dessa unidade de ensino, Sandra Dias, considera que apresentação é de fundamental importância para o trabalho pedagógico realizado na escola. Ela explica que os alunos do 4ª ano desenvolvem atividades referentes à educação de trânsito e os do 5º anos, sobre Educação Ambiental, dentro do Programa Caminhos para a Cidadania. “Foi uma belíssima apresentação, os alunos da manhã se encantaram com a peça teatral e isso tem um papel fundamental no aprendizado”, ressalta.
Encenada em duas sessões, a peça conta as experiências do dedicado professor Gerônimo, que luta pela formação de cidadãos conscientes e por um mundo melhor. Durante a apresentação, os atores, que logo ganham a confiança e carinho das crianças, interagem a todo o momento com o público. A história gira em torno da personagem do professor, interpretado por um ator deficiente visual, situação que passa despercebida durante o espetáculo.
No espetáculo o professor pede que cada um de seus alunos apresente uma nova ideia para construir um país mais justo e unido. Como resultado, ele recebe sugestões cheias de criatividade, mas sem solidariedade. Então, propõe uma campanha de corrente do bem. Os temas desenvolvidos contam com a participação ativa das crianças, que atentamente acompanhavam toda a história.
Para o aluno do 5º ano, Davi Konuma, essa foi uma grande oportunidade de, juntamente dos seus colegas de escola, assistirem a uma peça teatral, ainda mais que aborda como tema principal a importância em ajudar as pessoas. “Gostei muito da atuação dos personagens e a história é bastante interessante”, relata.
A peça foi apresentada no teatro da própria unidade escolar que ficou praticamente lotado para as duas sessões, às 9h e às 10h30. A professora responsável pelo Programa Caminhos para a Cidadania, na cidade, Tânia Laino, destaca que as atividades serão realizadas durante todo o ano. E ainda que outras iniciativas com o mesmo propósito estão previstas pela rede municipal de ensino para o decorrer do ano letivo.
