Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/3a-semana-do-bebe-traz-serie-de-atividades-especiais-a-sorocaba/
Acessado em: 30/11/2025 - 06h43

3ª Semana do Bebê traz série de atividades especiais a Sorocaba

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Emerson Ferraz - eferraz@sorocaba.sp.gov.br

Abertura ocorreu nesta segunda-feira e a programação de eventos, totalmente gratuita, ocorre até domingo (19)

Com apresentação musical de crianças e adolescentes do Projeto Guri, a Prefeitura de Sorocaba realizou na manhã desta segunda-feira (dia 13) a cerimônia de abertura da 3ª Semana do Bebê de Sorocaba, na Sala Fundec, no Centro da cidade. Com o tema “Todos juntos pela Primeira Infância”, o evento visa conscientizar a população sobre os direitos e a importância do desenvolvimento de crianças de zero a seis anos de idade.

Realizada pelo Comitê Municipal pela Primeira Infância de Sorocaba, a Semana do Bebê prossegue com mais de 30 atividades gratuitas em diversos espaços da cidade, voltadas às mamães, gestantes, crianças, profissionais e a qualquer pessoa interessada na temática. A programação conta com palestras, oficinas, workshops, rodas de conversa, dança circular, exibição de filme, entre outras atividades, que serão realizadas até domingo (dia 19).

“Fico muito feliz em participar de um evento tão bacana como a Semana do Bebê. Sorocaba tem avançado nas políticas públicas voltadas à primeira infância e também na mobilização da sociedade. Tanto a Semana do Bebê quanto a Semana do Brincar nos alertam o quanto é fundamental o impacto que tem o que fazemos com as crianças nos primeiros anos de vida”, destacou a vice-prefeita Edith Maria Di Giorgi, secretária de Desenvolvimento Social (Sedes).

As experiências vividas por uma criança ao longo dos primeiros anos de vida têm forte influência sobre o seu desenvolvimento e o que acontece nessa fase da vida tem impacto sobre toda a sua existência. “Quanto mais estímulos dermos ao bebê, maior é a possibilidade do seu cérebro chegar mais próximo do seu potencial. Além disso, se dermos todas as condições na primeira infância, vamos criar mais pessoas com mais possibilidades de se relacionar”, enfatizou a vice-prefeita.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Maria Inês Pannunzio, reforçou a importância de uma atenção especial às crianças nos primeiros anos de vida. “O bebê precisa ser estimulado, criar vínculos e viver num ambiente seguro para se desenvolver. É muito importante que a sociedade perceba o quanto é fundamental este momento para o resto da vida do bebê”, afirmou.

O secretário da Educação, Flaviano Agostinho de Lima, também participou da abertura oficial e ressaltou a importância da realização da Semana do Bebê. “Esta semana chega para esquentar os nossos corações. É com grande satisfação que participamos deste evento, sabendo que os nossos desafios são imensos e precisamos mais do que nunca focar nas políticas públicas para a primeira infância, para termos uma sociedade cada vez melhor”, salientou.

Marilene de Oliveira, coordenadora do Comitê Municipal, agradeceu a todos os envolvidos na organização da Semana do Bebê.

“Estou muito feliz, pois a cada ano temos mais pessoas envolvidas e comprometidas com as questões da primeira infância. Sorocaba não fica mais sem a Semana do Bebê, pois já virou uma cultura na cidade. Obrigada a todos.”

O Comitê Municipal pela Primeira Infância é formado por representantes de secretarias municipais, Fundo Social de Solidariedade (FSS), ONGs, serviços de acolhimento e de convivência e fortalecimento de vínculos, Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e universidades.

Mais de 30 atividades especiais

Até domingo a população sorocabana poderá participar de atividades gratuitas em diversos locais da cidade. A programação da Semana do Bebê é aberta ao público e alguns eventos precisam de inscrição prévia.

Nesta terça-feira (dia 14), das 8h30 às 10h, uma das atividades será realizada com o psiquiatra da Infância e Adolescência, Dr. Gustavo M. Estanislau, que vai ministrar a palestra “Formação do Caráter”, na Escola Municipal “Getúlio Vargas”. As 200 vagas disponíveis já foram preenchidas. Outra atividade desse dia será “Brincando: Fortalecendo os vínculos”, com a psicóloga Angelita Medeiros, da Secretaria de Desenvolvimento Social. Voltada a mamães e bebês, a atividade lúdica ocorrerá no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Ana Paula Eleutério, aberta ao público.

Na quarta-feira (dia 15), das 9h às 17h, será realizado o encontro “O Direito ao Acesso à Educação Infantil” no auditório da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), no Alto da Boa Vista. Entre os temas das palestras do encontro, estão o planejamento da educação na primeira infância, a problemática da creche sobre a óptica do judiciário, o papel das parcerias na ampliação do acesso à educação Infantil no Brasil. As inscrições já foram encerradas.

Outra atividade da Semana do Bebê será o Cine Debate, que exibirá “O Começo da Vida” (2016), da diretora Estela Renner, em duas sessões na quinta-feira (dia 16): das 8h às 10h, na EM Getúlio Vargas; e das 18h às 20h, no Salão de Vidro do Paço Municipal. O documentário brasileiro faz uma análise aprofundada e um retrato apaixonado sobre os primeiros mil dias de um recém-nascido, o verdadeiro começo da vida de um ser humano, tempo considerado crucial pós-nascimento para o desenvolvimento saudável da criança, tanto na infância quanto na vida adulta, onde os pais precisam ter o maior cuidado, amor e carinho possível. Para participar basta se inscrever pelo link: https://goo.gl/LTtNyM[1].

Neste mesmo dia, das 8h às 10h, a Secretaria da Educação realizará uma aula de massagem para bebês, com Gabriella Demarque, no Centro de Referência em Educação (CRE), no Jardim Saira. Todas as vagas já foram preenchidas.

Já na sexta-feira (dia 17), uma das atividades da programação será a palestra “A importância da afetividade na primeira infância”, com a psicóloga Caroline Loezer. O evento ocorrerá das 14h às 16h no Centro de Referência em Educação, aberto ao público. No mesmo dia, às 15h30, a presidente do FSS e focalizadora de dança circular, Maria Inês Moron Pannunzio, ministrará aula de dança circular no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Boas”, no Jardim Dois Corações. A atividade é aberta ao público.

No sábado (dia 18), das 8h às 12h, a Secretaria de Esporte e Lazer (Semes) vai oferecer atividades de lazer para pais e crianças no Parque das Águas, no Jardim Abaeté. Já no domingo, das 9h às 12h, será realizado um evento de encerramento no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim. Durante toda a manhã, será realizado doação de mudas de árvores, divulgação do Projeto “Uma criança, uma árvore”, Feira de Troca de Brinquedos, atrações musicais, palhaços e muitas brincadeiras.

A programação completa pode ser acessada no site: http://primeirainfancia.sorocaba.sp.gov.br/[2].

Endnotes:
  1. https://goo.gl/LTtNyM: https://goo.gl/LTtNyM
  2. http://primeirainfancia.sorocaba.sp.gov.br/: http://primeirainfancia.sorocaba.sp.gov.br/