A pré-programação da 3ª Semana do Bebê – “Todos juntos pela Primeira Infância”, que acontecerá de 13 a 19 de junho, está disponível no site da Prefeitura de Sorocaba. O evento é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros.
A programação está sendo elaborada pelo Comitê Municipal pela Primeira Infância, que é formado por representantes das secretarias municipais, Fundo Social de Solidariedade (FSS), organizações não governamentais, serviços de acolhimento, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, conselho tutelar, universidades e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA).
A intenção é que a comunidade, pais, profissionais das diferentes áreas que trabalham com crianças nessa faixa etária, e interessados pelo tema, participem e se envolvam com as atividades, tornando a 3ª Semana do Bebê uma grande mobilização em favor de uma Primeira Infância de qualidade em Sorocaba.
A pré programação pode ser acessada pelo site primeirainfancia.sorocaba.sp.gov.br . Aqueles que quiserem participar da Semana, organizando alguma atividade, podem entrar em contato pelo e-mail semanadobebe2016@gmail.com[1] ou pelos telefones (15) 3238.2519 e (15) 3237.9080. A previsão é que a programação final seja divulgada no início do junho.
Atividades
Assim como nos anos anteriores, a Semana do Bebê conta com ações articuladas entre as secretarias e demais parceiros que trabalham com essa temática em seus contextos. Estão previstas atividades como palestras, debates, oficinas, atividades artísticas e culturais com foco em temas como a importância do brincar, do vínculo mãe/bebê e formação de profissionais.
Uma dos destaques das atividades este ano será o debate sobre a questão do direito de acesso à educação infantil, com a participação do promotor público de São Paulo, João Paulo Faustinoni e Silva; do defensor público, Luiz Rascovski, e do advogado Rubens Naves. Eles trarão a experiência na cidade de São Paulo e os resultados da atuação do Grupo de Trabalho Interinstitucional pela Educação Infantil (GTIEI).
[2]