Todos os bebês em algum momento sofrem com cólicas, dores provocadas pelo nascimento dos dentes e até situações de estresse. O remédio para auxiliar na cura não custa nada e está ao alcance de todos: as mãos. Pensando nisso foi incluída na programação da 3ª Semana do Bebê, desta quinta-feira (16), uma aula de massagens para bebês.
O curso foi destinado a auxiliares de educação, que trabalham nas creches de Sorocaba. A professora escolhida foi Gabriella Demarque, uma psicóloga que especializou-se em diversas técnicas de massagem. “A massagem ajuda no vínculo do bebê com quem está aplicando a técnica, a ativar a circulação, aumenta a capacidade respiratória, auxilia na regularização dos hormônicos do estresse e ainda melhora o sistema imunológico”, explica.
Formando um grande círculo, as 40 auxiliares de educação que participaram da aula realizada no Centro de Referência de Educação, no Jardim Saira, sentaram-se em colchonetes no chão e usaram bonecas para exercitar cada um dos movimentos. Juliana Fernanda Oliveira é auxiliar de educação no CEI-59, em Brigadeiro Tobias, trabalha no berçário e diz que vai usar tudo o quê aprendeu. “Tem dia que os bebês chegam agitados. A gente pega eles no colo e demora pra se acalmarem. Agora, aplicando a massagem, vamos fazer eles ficarem mais relaxados”, acredita.
Massagem indiana
Entre as técnicas apresentadas na aula desta quinta-feira (126), a professora destacou a Shantala, um tipo de massagem milenar, muito utilizada na Índia. Ficou conhecida no ocidente na década de 1970, depois que o médico francês Frédérick Leboyer descobriu a técnica, numa visita ao sul da Índia. Ele viu num vilarejo uma mulher sentada na porta de casa, com o bebê deitado sobre as pernas. Notou que fazendo movimentos variados, ela acalmou o bebê, que no final dormiu relaxado. Encantado, batizou a técnica com o nome daquela mãe e escreveu o livro: “Shantala – massagem para bebês”.
A Semana do Bebê
Com o tema “Todos juntos pela Primeira Infância”, a Semana do Bebê é uma ação realizada pelo Comitê Municipal pela Primeira Infância, formado por representantes das secretarias municipais, Fundo Social de Solidariedade, organizações não governamentais, serviços de acolhimento, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, conselho tutelar, universidades e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA). A Semana do Bebê é também uma estratégia de mobilização social apoiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Patrícia Romão é gestora de desenvolvimento educacional e faz parte do Comitê. “Estudos comprovam que 90% das ligações e articulações dos nossos neurônios se desenvolvem na primeira infância, por isso, é preciso cuidar e incentivar ações que valorizem essa fase da vida”, explica.
Como parte do evento, estão programadas até o dia 19 de junho: palestras, debates, exibição de filmes, oficinas, contação de histórias, orientações, apresentações artísticas e culturais entre outras atividades, em diferentes espaços de Sorocaba. A programação completa está no site: primeirainfancia.sorocaba.sp.gov.br[1]