358 animais foram beneficiados com a castração no mutirão da região da Vila Haro
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Tutores de 101 animais não compareceram no mutirão. Com a ausência, além de perder a chance de castrar gratuitamente seu bicho de estimação, ainda tira a oportunidade de outro cão ou gato ser beneficiado
Entre quarta e quinta-feira (30 e 31), 358 animais domésticos da região da Vila Haro foram beneficiados com a castração gratuita. Os cães e gatos ainda ganharam um michochip. Na quinta-feira, o secretário do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), Maurício Tavares da Mota, e a presidente do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (CMPBEA), Jussara Fernandes, foram à sede dos Escoteiros Santana para conferir o andamento das cirurgias desta etapa do mutirão.
Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins, ação tem como objetivo reduzir a população de animais abandonados e prevenir doenças, assim como promover a melhoria da qualidade de vida dos animais domésticos. Segundo dados estatísticos de 2013, Sorocaba tem aproximadamente 200 mil cães e gatos.
A castração, além de ser o método mais garantido para o controle populacional de animais domésticos, também diminui a probabilidade de doenças, como tumor de mama, tumor de próstata, além de doenças infectocontagiosas.
Já a identificação por microchip permite a responsabilização, a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde. O microchip ainda vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba.
O mutirão contemplou os seguintes bairros: Vila Haro, Jardim Cruzeiro do Sul, Jardim Gramados de Sorocaba, Jardim Gonçalves, Jardim das Estrelas, Jardim Ipê, Jardim Moncayo, Jardim Piratininga, Parque Três Meninos, Vila Arruda, Vila Mencacci e Vila Santa Tereza.
101 animais ausentes nesta etapa do mutirão
A Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema, responsável pela iniciativa, enfatiza a importância de quem se inscrever para levar seu animal de estimação no mutirão compareça no dia e horário agendado para a cirurgia. Nesta etapa do mutirão na região da Vila Haro, tutores de 101 animais não compareceram. Com a ausência, além de perder a chance de castrar gratuitamente seu bicho de estimação, ainda tira a oportunidade de outro cão ou gato ser beneficiado.
Mais informações sobre castração podem ser obtidas pelo telefone (15) 3202.8006, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.
Tags:meioambiente
