Evento também contará com uma exposição educativa de prevenção às queimadas
Arborizar a cidade traz inúmeros benefícios ambientais e, consequentemente, qualidade de vida à população. Pensando nisso, a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) realizará na próxima segunda-feira (16), das 9h às 12h, a doação de 300 mudas de árvores frutíferas na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro de Sorocaba. Cada morador poderá levar uma muda para plantar no quintal de sua casa.
A atividade de Educação Ambiental integra a programação em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro) e está ligada à conservação e promoção da arborização urbana visa estimular a prática ecológica através do plantio das árvores. Com isso, a população contribui com o meio ambiente da cidade, ajudando na ampliação da cobertura vegetal em harmonia com o Plano de Arborização Urbana de Sorocaba.
Serão doadas mudas de romã, pitanga, goiaba e araçá-roxo, produzidas no viveiro do Parque Natural “Chico Mendes”. Na praça, o público receberá informações sobre a espécie adquirida e da importância do cuidado no momento da escolha do local do plantio da árvore, bem como os procedimentos para fazê-lo de forma correta.
Além da beleza, as vantagens de se ter uma cidade arborizada são diversas, ainda mais numa cidade quente como Sorocaba. As árvores são responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, absorvem ruídos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão provenientes de agentes poluidores.
O Dia da Árvore foi instituído pelo então presidente Castello Branco, através do decreto nº 55.795, sancionado em 24 de fevereiro de 1965. A data também faz parte do calendário oficial de eventos da cidade, alusivos ao meio ambiente, conforme a Lei nº 8.812, de 15 de julho de 2009.
Campanha educativa de prevenção às queimadas
Durante o evento, a equipe da Sema também levará a ação educativa da Campanha de Prevenção e Combate às Queimadas, com uma exposição de animais taxidermizados (empalhados) de espécies da região que sofrem com os incêndios, além de bate-papo e entrega de material informativo.
De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, o objetivo da ação é alertar os moradores sobre os riscos à saúde pública e ao meio ambiente ocasionados pelas queimadas e reduzir o número de ocorrências no município. As queimadas se agravam nesta época do ano, pois corresponde ao período de estiagem, o que contribui muito para o tempo ficar ainda mais seco e consequentemente mais fácil de ocorrer focos de incêndios.
As queimadas causam graves problemas de saúde pública, aumentando o número de adultos e crianças com problemas respiratórios crônicos, como a asma, devido à fumaça produzida e pela fuligem lançada na atmosfera, além de danos ao meio ambiente, dizimando a fauna e a flora típica do local.
Outro risco a saúde está na queima de lixo, especialmente materiais plásticos, lançando compostos tóxicos na atmosfera que podem provocar severas irritações às vias respiratórias, quando inalados. Além disso, a queima de qualquer material combustível produz o gás carbônico, principal responsável pelas alterações climáticas perceptíveis atualmente.
Ao presenciar uma queimada, o cidadão deve ligar para o telefone 193 (Corpo de Bombeiros). Já denúncias devem ser feitas pelo telefone 156 (Prefeitura de Sorocaba). A prática é criminosa e a multa pode chegar em até R$ 3.030,00, conforme a lei municipal nº 10.151, de 27 de junho de 2012.
As pessoas também podem contribuir não ateando fogo em mato, lixos e folhas; descartando corretamente lixo, entulhos de construção, restos de poda e folhas secas; não jogando bituca de cigarro nas vias públicas; e orientando parentes, amigos e vizinhos sobre os problemas da queimada. Além disso, é muito importante os terrenos sejam mantidos limpos pelos proprietários.