Um total de 2.249 estudantes de 13 unidades da rede municipal participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) até o momento, em 2019. As atividades consistem em aulas de uma hora, uma vez por semana com instrutores capacitados por meio de cursos da Polícia Militar (PM).
O programa é realizado trimestralmente e conta com uma formatura valorizando a participação de cada estudante. As aulas abordam temas socioeducativos, cuidados com a saúde, empatia e alteridade (compreensão pelo outro). Utilizando o livro do Proerd intitulado ‘Caindo na real’, os instrutores promovem atividades de leitura e escritas, exercícios em grupo com dinâmicas e diálogos de reflexões explicando às crianças a importância da conscientização de atitudes tomadas no dia a dia. As melhores redações são contempladas com certificado de premiação e uma medalha de honra ao mérito.
O Proerd surgiu em 1983 nos EUA e desde 1992 está no Brasil. Já atendeu mais de oito milhões de crianças em 27 anos. O Proerd chegou em Sorocaba em 1997 e atende cerca de 12 mil crianças por ano. De acordo com o cabo da Polícia Militar, Jaime Tadeu dos Santos, o programa visa trazer valores e tomadas de decisões adequadas às crianças em diversas esferas de convivência.
“O Proerd reúne um esforço cooperativo entre a Polícia Militar, a escola e a família a fim de ensinar aos estudantes habilidades para tomada de boas decisões e ajudá-los a conduzir suas vidas de maneira segura e saudável”, disse. “Abordamos diversos temas como responsabilidade, resiliência, valores, para que eles possam conduzir suas vidas livre do uso de drogas, violência e de outros comportamentos perigosos”, completa.
Jaime é formado e pós-graduado em Direito e mestrando em Educação, trabalha na Polícia Militar há 24 anos e desde 2011 atua como instrutor no Proerd. Ele explica sobre a implantação e o impacto do programa, além dos benefícios trazidos aos estudantes. “Há um modelo padronizado que é aplicado nos períodos de manhã e tarde simultaneamente em todo país e trabalha desde autoestima até disciplina e organização pessoal no manuseio dos materiais trazendo um incentivo muito eficaz de como se portar como um cidadão responsável”, pontua o cabo da Polícia Militar.
As 13 unidades municipais contempladas com o Proerd neste primeiro trimestre são:
EM. “Avelino Leite de Camargo”;
EM. “Basílio da Costa Daemon”;
EM. “Benedicto José Nunes”;
EM. “Éden”;
EM. “Getúlio Vargas;
EM. “Irineu Leister”;
EM. “José Osório de C. Maia e Almeida”;
EM. “Josefina Zilia de Carvalho;
EM. “Maria Domingas Tótora de Góes”;
EM. “Maria Ignez Figueiredo Deluno”;
EM. “Oswaldo de Oliveira;
EM. “Oswaldo Duarte”;
EM. “Tadeusz Jozefczyk”.
Muito mais por Sorocaba!