Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/20305/
Acessado em: 30/11/2025 - 15h53

Empresa está finalizando planejamento para estudo da área contaminada do Jardim Rodrigo

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Assis Cavalcante

Na tarde da última quinta-feira (dia 8), funcionários da D-Geo Geologia e Ambiental, acompanhados da equipe da área de Licenciamento, Controle e Fiscalização Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), estiveram na área onde foi construída a Unidade Básica de Saúde (UBS) e a Oficina do Saber do Jardim Rodrigo para fazer a análise do local. A empresa foi contratada pela Prefeitura de Sorocaba para realizar a avaliação detalhada da área contaminada afim de verificar os pontos onde há mais concentração de gás metano no local.

De acordo com Diego Andrighetti, geólogo da D-Geo Geologia e Ambiental, neste momento eles estão finalizando a etapa de planejamento para posicionar os pontos exatos onde será feita a perfuração dos poços de monitoramento, para posterior análise dos gases e da água subterrânea. “Vamos medir a concentração do gás metano, mas também o oxigênio, pois o metano é um gás inflamável, É a sua relação com o oxigênio é que pode causar a combustão”, explica o geólogo.

Na sequência, a empresa dará início à perfuração dos poços com os equipamentos específicos de sondagem de solo, analisador de gases, medidor de nível de água, entre outros. As perfurações serão feitas no entorno e também nos imóveis.

Ao final do trabalho, a empresa entregará à Secretaria do Meio Ambiente a Investigação Detalhada, Avaliação de Riscos à Saúde Humana e o Plano de Intervenção no local. O estudo terá a caracterização do meio físico, caracterização geológica e hidrogeológica e mapeamento das plumas de contaminantes.

Este trabalho teve início no dia 28 de setembro, com prazo de 150 dias para sua conclusão. O valor do serviço é de R$ 245.670,00. Todo este serviço é acompanhado pela Secretaria do Meio Ambiente e segue as determinações da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), que é responsável pelo gerenciamento das áreas contaminadas no Estado de São Paulo.

Sequência aos trabalhos

Além deste estudo detalhado, após o fim do processo licitatório, será realizada a extração do gás metano. A empresa especializada que for contratada pela Prefeitura de Sorocaba terá um prazo de 16 meses para execução.

De acordo com a Secretaria da Administração (Sead), a tomada de preços nº 25/2014 – CPL nº. 1892/2014, destinada à contratação de serviços de engenharia para ação mitigadora quanto à ocorrência de concentrações de metano se encontra na fase de habilitação. No dia 6 de outubro a Comissão Permanente de Licitação da Sead, habilitou a empresa Regea Geologia e Estudos Ambientais Ltda., que atendeu a todos os itens do edital.

De acordo com os termos do artigo 109, Inciso I “a”, da Lei 8.666/93 fica aberto o prazo de cinco dias úteis para eventuais recursos. Só após esses prazos é que será aberto o envelope com a proposta de preço e, depois, definida pela assinatura de contrato. A última etapa é a emissão da Ordem de Serviço para a que a empresa vencedora inicie os trabalhos.

Foto: Assis Cavalcante