2.368 cães e gatos foram castrados no primeiro semestre de 2019 em Sorocaba
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Deste total, 1.607 eram fêmeas, deixando de nascer mais de 11 mil filhotes
Um dos focos de atuação da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) é a questão do bem-estar animal em Sorocaba. No primeiro semestre deste ano, foram realizadas 2.368 castrações em cães e gatos. Deste total, 1.607 eram fêmeas, deixando de nascer mais de 11 mil filhotes.
Realizada pela Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema, o objetivo da ação é reduzir o número de animais abandonados e prevenir doenças, assim como promover a melhoria de qualidade de vida dos animais domésticos. Além de ser o método mais garantido para o controle populacional de cães e gatos, a castração também diminui a probabilidade de doenças, como tumor de mama, tumor de próstata, além de doenças infectocontagiosas.
O trabalho de cirurgia de castração é realizado de duas formas: na unidade fixa da Sema, localizada ao lado do Instituto Humberto de Campos, no Jardim Zulmira, com a atuação de servidores públicos; e através do Mutirão de Castração, que foi realizado na Zona Norte de Sorocaba neste primeiro semestre, atingindo regiões dos bairros Jardim Brasilândia, Vila Fiori, Mineirão, Vila Progresso e Vila Santana. Dos 2.368 animais castrados, 1.446 foram através de cirurgias realizadas na unidade fixa da Sema e 922 através do Mutirão de Castração.
A Seção de Proteção e Bem-Estar Animal também atua com as Feiras de Adoção de cães e gatos, com a realização de eventos mensais. Além das feirinhas, é possível adotar cães e gatos diretamente no Abrigo Municipal. Outro foco são as campanhas educativas nas escolas da rede municipal visando sensibilizar crianças da importância da proteção e do bem-estar animal. A equipe da Sema também atua no atendimento e fiscalização de denúncias de animais vítimas de maus-tratos.
A Seção de Proteção e Bem-Estar Animal está localizada na rua Rosa Maria de Oliveira, 345, no Jardim Zulmira. O atendimento ocorre de segunda a sexta feira, das 9h às 11h e das 13h às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3202.8006.
Tags:meioambiente
