1º Simpósio do Idoso de Sorocaba atinge expectativas
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Emerson Ferraz
Com um público bastante participativo, formado principalmente pela terceira idade e universitários da área da saúde, terminou nesta quinta-feira (dia 30) o 1º Simpósio Municipal do Idoso, que teve como tema “Envelhecimento Saudável”. O encontro gratuito ocorreu durante dois dias no Colégio Objetivo Sorocaba, no Centro, e reuniu palestras, oficinas e mesas-redondas ministradas por especialistas que atuam com a terceira idade no município.
Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Coordenadoria do Idoso da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Sesc Sorocaba e Liga de Geriatria e Gerontologia da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Sorocaba (PUC-SP), em parceria com o Objetivo Sorocaba, o simpósio teve como objetivo promover a discussão e a troca de experiências entre as instituições e os profissionais que atuam com a terceira idade, divulgar os serviços existentes na cidade e proporcionar aos idosos e estudantes de áreas da saúde o acesso a vários temas ligados a esse segmento e a práticas integrativas.
Para a coordenadora do Idoso, Iara Santoro, a experiência neste primeiro simpósio foi bastante interessante. “As palestras e oficinas foram todas muito boas. Tivemos um alcance muito bom, com pessoas participativas, e inclusive de outras cidades, como Quadra, Araçoiaba da Serra, Tatuí e Itu”, destacou. Somente na manhã desta quinta-feira, mais de 100 pessoas já tinham passado pelo evento.
Programação
Uma das palestras deste último dia foi “Políticas Públicas de Trânsito e Mobilidade”, ministrada pelo instrutor de trânsito da Urbes – Trânsito e Transportes, Joel Miguel dos Santos Alves.
Um dos primeiros pontos destacados pelo funcionário foi a questão do número de atropelamentos em Sorocaba. Em 2016 foram 14 mortes, sendo que quatro eram idosos. “Muitos motoristas cometem imprudências no trânsito, mas será que você pedestre tem feito a sua parte?”, questionou ao público. Ele ressaltou medidas tomadas pela Urbes, como, por exemplo, a colocação de gradis em vias para impedir que as pessoas atravessem fora das faixas de pedestres.
Joel Miguel também falou da Campanha Faixa Viva, que incentiva o pedestre a sinalizar a intenção de atravessar na faixa não semaforizada e orienta o motorista e o motociclista a conduzir com mais atenção às pessoas. “Solicite sempre a passagem e estenda o seu braço. Se um carro parou, observe se o motorista da outra faixa também vai parar e, ao final, agradeça”, orientou. O palestrante ainda falou sobre o Cartão Sênior gratuito, o aplicativo Info Bus Sorocaba, Integrabike, ciclovias, vagas preferenciais e do Programa Tempo Amigo.
Outro projeto destacado foi a Escola do Pedala Terceira Idade, realizado no Clube do Idoso. “Durante as aulas vocês aprendem a pedalar com um instrutor o tempo todo do seu lado. Após todas as aulas ainda fazemos um passeio ciclístico com o grupo pela ciclovia”, explica o instrutor de trânsito. Os idosos interessados em participar da próxima turma podem se inscrever no Clube do Idoso. A aula inaugural ocorrerá no dia 4 de julho, às 14h, na Sala de Cinema da unidade. Já as oito aulas práticas ocorrerão às terças e quartas-feiras, das 8h às 12h. “É uma delícia, aconselho a vocês que façam”, convidou.
A Urbes também esteve presente no Simpósio com a aula prática da Escola do Pedala Terceira Idade, que contou com a participação de aproximadamente 40 pessoas. A aula ocorreu no período da manhã, na quadra externa do Colégio Objetivo Sorocaba.
Neste último dia o público também soube mais sobre o trabalho do Conselho Municipal do Idoso; Serviços de Proteção; Importância do Estatuto do Idoso; Fisiologia do Envelhecimento; Saúde Mental e Envelhecimento; A Depressão e o Envelhecer; e Alzheimer e Demência.
Uma das participantes deste último dia de Simpósio foi a moradora de Quadra, Isete Aparecida Grando. Ela integra o Conselho Tutelar e também o Conselho Municipal do Idoso de seu município. “Estou adorando, uma pena não ter conseguido vir ontem. Com as informações e orientações dadas aqui, tive a ideia de reforçarmos em nossa cidade a questão das denúncias contra os idosos. Por causa das crianças, as pessoas lá já nos procuram, mas com relação aos idosos não. Quero também sugerir visitas domiciliares. A cidade é pequena, assim ficamos mais atentos aos problemas deles”, destacou.
Tags:desenvolvimentosocial, Simpósio do Idoso
