Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/1o-forum-de-saude-mental-de-sorocaba-ocorre-nesta-sexta-feira/
Acessado em: 17/01/2026 - 10h47

1º Fórum de Saúde Mental de Sorocaba ocorre nesta sexta-feira

Por: Silvia Arruda – ssajo@sorocaba.sp.gov.br

A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio da Área de Educação em Saúde e da Coordenação de Saúde Mental, realiza no próximo dia 16 de outubro, das 8h às 12h30, o 1º Fórum da Rede de Atenção Psicossocial de Sorocaba (RAPS). O encontro, que será realizado no auditório do campus local da Universidade Paulista (Unip), marca a passagem do Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado no dia 10 de outubro.

O Fórum, que fará uma síntese de tudo que está acontecendo na Área de Saúde Mental no Brasil, principalmente na questão da desinstitucionalização, contará com palestras sobre o tema com representantes de vários segmentos, que apresentarão panoramas e experiências de outros municípios. O encontro

é direcionado aos profissionais da área, usuários da RAPS e seus familiares.

Os trabalhos serão abertos pelo secretário municipal da Saúde, Francisco Antônio Fernandes e, após a cerimônia de abertura, serão realizadas mesas redondas moderadas pela coordenadora da Área de Saúde Mental da SES, Mirsa Elisabeth Dellosi.

Serão abordados os seguintes temas: “Ferramentas do Cuidado em Saúde Mental na Atenção Básica”, por Rosângela Elias, coordenadora Estadual de Saúde Mental; “Rede de Atenção Psicossocial (RAPS): possibilidades e desafios”, por Fernando Sfair Kinker, terapeuta ocupacional, doutor em Ciências Sociais e docente da UNIFESP; “O papel dos centros de Atenção Psicossocial no Contexto da RAPS”, por Suzana Campos Robortella, médica psiquiatra, mestre em Saúde Coletiva e ampla experiência no processo de mudança de modelo na atenção em Saúde Mental; “O apoio matricial em Saúde Mental na Atenção Básica”, por Rene Rogério Pereira, psicólogo do CAPS Itapeva, pedagogo do Instituto Sintaxe, docente da Redesampa em Atenção à Crise e Mestre em Literatura e Crítica Literária e “A experiência do Consultório na Rua”, por Marina Decot, psicóloga que implantou e coordenou o Programa de Consultório na Rua em Mauá.

As inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo e-mail educasaude@sorocaba.sp.gov.br[1] e as vagas são limitadas. A Unip fica na Avenida Independência, 210, Éden.

Endnotes:
  1. educasaude@sorocaba.sp.gov.br: mailto:educasaude@sorocaba.sp.gov.br