Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/1o-festival-de-danca-de-sorocaba-sera-lancado-nesta-terca-feira/
Acessado em: 01/12/2025 - 15h00

1º Festival de Dança de Sorocaba será lançado nesta terça-feira

Por: Marina Jabur – mjabur@sorocaba.sp.gov.br

Lançamento inclui apresentação gratuita da São Paulo Cia de Dança

A Dança será o destaque da programação de aniversário de Sorocaba na próxima semana. Isso porque a Associação Sorocabana Pró-Dança (ASPD), entidade civil e sem fins lucrativos, lançará na terça-feira (dia 25), às 19h, o 1º Festival de Dança de Sorocaba – DançAção, no Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV).

O festival conta com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e do Fundo Social de Solidariedade (FSS). A festa de lançamento tem início na terça-feira, com a apresentação oficial do DançAção às autoridades locais, imprensa, patrocinadores e também ao público em geral. Na ocasião, haverá as apresentações das academias de dança de Sorocaba e região.

A programação continua no dia 29 de agosto, quando Sorocaba receberá a renomada São Paulo Cia de Dança (SPCD) no Teatro Municipal. Das 10h às 13h e das 12h às 13h30 serão oferecidas duas oficinas gratuitas para bailarinos: de Dança Técnica de Balé Clássico e Repertório em Movimento, com o professor e coreógrafo Giovanni Di Palma da São Paulo Cia de Dança. As cinquenta vagas oferecidas já foram preenchidas.

Já à noite, às 20h30, os sorocabanos poderão conferir gratuitamente a apresentação de gala da São Paulo Cia. de Dança no gramado do Paço Municipal, ao lado do Teatro Municipal “Teotônio Vilela”. “Estamos muito felizes por voltar à Sorocaba, uma cidade que valoriza a arte da dança. É um grande prazer para a SPCD participar do lançamento do 1º Festival de Dança de Sorocaba – DançAção. E para esta ocasião pensamos num programa especial”, falou Inês Bogéa, diretora artística da São Paulo Companhia de Dança.

Na ocasião, o público poderá conferir a Suíte do 2° ato de La Sylphide e o Grand Pas de Deux de O Cisne Negro, ambas criações de Mario Galizzi para SPCD, a partir dos originais de August Bournonville e Marius Petipa, respectivamente, além de Gnawa, de Nacho Duato.

A Suíte do 2° ato de La Sylphide revela um mundo imaginário permeado de personagens fantásticos como sílfides – seres alados da floresta. La Sylphide é um conto de fadas para todas as idades, marco do balé romântico com música de Heman Lovenskjold (1815-1870).

Já o Grand Pas de Deux de O Cisne Negro é um dos grandes momentos do terceiro ato deste balé, um dos mais conhecidos do mundo, quando o príncipe Siegfried encontra com Odile, o Cisne Negro. Por fim, Gnawa é uma obra vibrante que utiliza os quatro elementos fundamentais: água, terra, fogo e ar para tratar da relação do ser humano com o universo.

Com 1h15 de duração, a apresentação de dança faz parte das atividades de lançamento do 1º Festival de Dança de Sorocaba – DançAção e da programação especial de aniversário da cidade dentro do “Sorocaba Paço e Compasso”.

Sobre o DançAção

O Festival de Dança de Sorocaba acontecerá de 17 a 20 de março de 2016 e já tem a confirmação de patrocínio das empresas: GasNatural, Construtora Planeta, Construtora Magnum, Unimed e Tecsis. Os outros parceiros são os shoppings Cidade e Pátio Cianê, que receberão mostras de dança durante o festival.

A ASPD também está buscando o apoio da Secretaria Estadual da Cultura para o DançAção, submetendo o projeto à Lei Rouanet e PROAC. A Secretaria da Cultura de Sorocaba dará todo apoio técnico e de infraestrutura para a realização do festival.

O Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba apoia o evento pela dimensão social, cultural e educacional do projeto, que se propõe levar a dança a todas as camadas sociais, em especial às pessoas de baixa renda e aos alunos da rede pública. “A dança dialoga com todas as linguagens e com as diferentes áreas do conhecimento, além de ser a que mais se aproxima da vida, portanto, da comunidade. A arte tem o poder de humanizar as pessoas”, disse a Presidente do Fundo Social de Solidariedade Maria Inês Moron Pannunzio.