O sorocabano lotou o Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV) na noite de terça-feira (25), ocasião em que a Associação Sorocabana Pró Dança – ASPD, entidade civil e sem fins lucrativos composta por representantes de diversas academias de dança de Sorocaba, anunciou para março de 2016 a realização do 1º Festival de Dança de Sorocaba – DançAção.
A noite de lançamento do Festival contou com as presenças do prefeito Antonio Carlos Pannunzio, da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Inês Moron Pannunzio, e da secretária da Cultura, Jaqueline Gomes da Silva, que, juntamente com público, puderam conferir mais de duas horas de apresentações de dança de variadas modalidades.
Em seu discurso, a presidente da ASPD, Graça Giradi, anunciou as atividades que farão parte do Festival, que acontecerá de 17 a 20 de março de 2016. São elas: mostras de dança competitivas e abertas; oficinas gratuitas para a população; cursos para profissionais e bailarinos; feira da dança e exposição fotográfica. A ideia é que os eventos extrapolem o espaço do Teatro Municipal e aconteçam também em parques e shoppings, facilitando o acesso do público. Os shoppings Cidade e Pátio Cianê estão entre os parceiros que receberão mostras do DançAção.
O DançAção conta com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e do Fundo Social de Solidariedade (FSS), pela dimensão social, cultural e educacional do projeto, que se propõe a levar a dança a todas as camadas sociais, em especial às pessoas em situação de vulnerabilidade, bem como aos alunos da rede pública. “A dança como Arte humaniza as pessoas, a cidade, e pode transformar histórias de vida. Sorocaba só tem a ganhar com este Festival”, falou a professora Maria Inês Pannunzio.
São Paulo Companhia de Dança (SPCD)
Mas a Festa de lançamento do 1º Festival de Dança de Sorocaba não terminou com o Lançamento do DançAção. A programação continua neste sábado, dia 29, quando Sorocaba receberá a renomada São Paulo Cia de Dança (SPCD), mantida pela Secretaria de Cultura e pelo Governo do Estado de São Paulo, sob direção de Inês Bogéa.
A SPCD retorna ao município de Sorocaba como espetáculo de gala do lançamento do 1º Festival de Dança de Sorocaba – DançAção. O evento acontece no dia 29 de agosto (sábado), às 20h30, no Gramado do Paço Municipal.
Na ocasião, o público poderá conferir a Suíte do 2° ato de La Sylphide e o Grand Pas de Deux de O Cisne Negro, ambas criações de Mario Galizzi para SPCD, a partir dos originais de August Bournonville e Marius Petipa, respectivamente; e Gnawa, de Nacho Duato. “Estamos muito felizes por voltar a Sorocaba, uma cidade que valoriza a arte da dança. É um grande prazer para a SPCD participar do lançamento do 1º Festival de Dança de Sorocaba – DançAção”, fala Inês Bogéa, diretora artística da São Paulo Companhia de Dança.
A Suíte do 2° ato de La Sylphide revela um mundo imaginário permeado de personagens fantásticos como sílfides – seres alados da floresta. La Sylphide é um conto de fadas para todas as idades, marco do balé romântico com música de Heman Lovenskjold (1815-1870).
Já o Grand Pas de Deux de O Cisne Negro é um dos grandes momentos do terceiro ato deste balé, um dos mais conhecidos do mundo, quando o príncipe Siegfried encontra com Odile, o Cisne Negro.
Por fim, Gnawa é uma obra vibrante que utiliza os quatro elementos fundamentais – água, terra, fogo e ar – para tratar da relação do ser humano com o universo.
Educativo
A SPCD também realizará duas Oficinas de Dança em Sorocaba: Técnica de Balé Clássico e Repertório em Movimento, também no dia 29 de junho (sábado), das 10h às 11h30, e das 12h às 13h30, respectivamente. Ambas serão ministradas por Giovanni Di Palma, professor e assistente de coreografia da SPCD.
Na oficina de Balé Clássico, os participantes têm a oportunidade de conhecer um panorama da técnica de balé usada em uma companhia profissional. Já na oficina Repertório em Movimento, os alunos poderão vivenciar trechos de coreografias que compõem o repertório da Companhia. As vagas das oficinas já estão esgotadas.