Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/1a-paralimpiada-de-sorocaba-promove-integracao-e-socializacao/
Acessado em: 30/11/2025 - 05h24

1ª Paralimpíada de Sorocaba promove integração e socialização de PcD’s

Por: Semes/Secom

O início da 1ª Paralimpíada de Sorocaba teve momentos marcantes, nesta segunda-feira (04), no Paço Municipal.


A abertura oficial aconteceu no pátio do Palácio dos Tropeiros e contou com a presença da prefeita Jaqueline Coutinho, do titular da Secretaria de Esportes e Lazer (Semes), Simei Lamarca, secretários municipais, vereadores e de representantes da Padaria Real e Facens, patrocinadores do evento.

Os jovens do Projeto Abracadabra, da Associação Fazendo Arte fizeram uma apresentação que emocionou o público presente. Logo após, o coral de Libras (Língua Brasileira de Sinais) da Escola Municipal “Profª Julica Bierrenbach”, regido pela professora Roseli dos Santos Campos Souza também se apresentou aos participantes. O público ainda se divertiu com a apresentação do Palhaço Batatinha Doce.

Soldados do Tiro de Guerra tocaram o Hino Nacional, após a entrada das bandeiras conduzidas pelos atletas com deficiência Paulo Roberto Gomes Leite, Rodrigo Ribeiro e Anelise Cristina da Silva, que representam Sorocaba em competições oficiais. A tocha foi conduzida pelos funcionários públicos da Prefeitura de Sorocaba Alexandre Severo e Carlos Alberto Bueno Tomanik.

Simei Lamarca, reforçou a importância da atividade física para a população, principalmente a que necessita de alguma atenção especial. “Devemos tratar as pessoas que possuem alguma deficiência com respeito, amor e inclusão. O Esporte modifica vidas, por isso vamos incentivar cada dia mais para que essas pessoas comecem a praticar uma atividade.”

A prefeita Jaqueline Coutinho ressaltou que o governo deve sempre olhar para as pessoas de uma forma humanitária, pensando em projetos que incentivem e propiciem mais qualidade de vida à população. “Começar a semana com um evento tão importante como esse é ter a certeza que teremos dias maravilhosos. Esta será a primeira de muitas Paralimpíadas. Vamos continuar incentivando e fomentando não só o esporte, mas todas as outras áreas, para que as pessoas com deficiência tenham mais oportunidades. ”

A partir de 5 de novembro, e por três dias, trezentas pessoas com algum tipo de deficiência participam das provas. O evento esportivo objetiva maior visibilidade, integração e socialização das Pessoas com Deficiência (PcD). Os participantes disputarão provas em Atletismo; Futsal (Exibição); Tênis de Mesa; Damas, Queimada e Arremesso ao Cesto.

A Semes começou a planejar ações direcionadas ao público com deficiência física, motora ou intelectual há cerca de dois anos. O trabalho tem sido realizado por meio de atividades nos Centros Esportivos e em espaços públicos que permitam maior acessibilidade. Para atender também às famílias e às crianças deficientes, a Semes ainda vai instalar nos locais dos jogos um conjunto de brinquedos adaptados, permitindo a prática inclusiva na diversão.

As provas serão nos dias 5, 6 e 7 nos Centros Esportivos da Vila Gabriel e do Jardim Simus e na Integrar.

Veja abaixo a tabela de jogos:

Dia 05

Atletismo
Centro Esportivo da Vila Gabriel – Rua Joaquim Ferreira Barbosa, 420
Das 9h às 11h

Dia 06

Futsal (exibição)
Centro Esportivo da Vila Gabriel – Rua Joaquim Ferreira Barbosa, 420

Das 9h às 11h

Tênis de Mesa e Damas
Centro Esportivo Jardim Simus – Av. Dr. Américo Figueiredo, 1.186
Das 14h às 16h30

Dia 07

Queimada e Arremesso ao Cesto
Integrar – Av. Comendador Pereira Inácio nº 1.991 – Lageado
Das 9h às 11h