O Projeto Educafeira, da Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Nutrição (Seaban) da Prefeitura de Sorocaba, será levado aos moradores dos residenciais Carandá e Altos de Ipanema, na zona norte da cidade. O Educadeira acontece neste sábado (1), a partir das 9h, dentro da 2ª Feira Social, coordenada pela Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária (Sehab) e o Sistema PRI.
O Educafeira faz parte do programa Feira Amiga, que atua nas feiras livres de Sorocaba, de forma itinerante, com uma barraca educativa com temas relacionados ao aproveitamento integral dos alimentos, a melhoria e qualidade de vida.
Com as receitas, como o cuscuz de legumes com cascas e o Suco de casca de abacaxi com limão, o projeto busca orientar e conscientizar as pessoas sobre a importância de uma alimentação saudável e sustentável.
Aproveitamento integral dos alimentos
Alimentos são desperdiçados de várias formas pela produção em excesso, permanecendo em estoque. Entretanto, boa parte do desperdício ocorre onde o alimento deveria ser aproveitado, ou seja, na cozinha. O descarte de cascas, sementes e raízes, que poderiam ser usadas em diversas receitas, acabam indo para a lixeira e, assim, desperdiçando uma boa parte de nutrientes.
A alimentação integral possui como princípio básico a diversidade de alimentos, e a complementação de refeições com o meio ambiente por meio da redução do lixo e do consumo consciente.
Batata, melancia, abacaxi e couve-flor são alguns dos alimentos que podem ser aproveitados de forma integral.