A iniciativa estimula o uso racional da água
Semanalmente, servidores públicos de 11 cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) estão participando às quintas-feiras, das 13h30 às 16h, da edição 2017 do Projeto A3P – Ambientação, no auditório do Centro de Referência em Educação (CRE), no Jardim Saira. Nesta quinta-feira (21), os grupos darão continuidade a apresentação dos trabalhos que estão desenvolvendo nos setores onde atuam, com a meta de reduzir em 10% o consumo de água no ambiente de trabalho.
Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), em parceria com a Fundação Toyota do Brasil, o objetivo é promover a internalização dos princípios de sustentabilidade socioambiental dentro dos ambientes de trabalho em órgãos e entidades públicos, cumprindo as metas e ações do programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), do Governo Federal, do qual a cidade participa desde novembro de 2014.
Já o Projeto Ambientação da Fundação Toyota visa à minimização de impactos ambientais no ambiente de trabalho, por meio de ferramentas de gestão que são multiplicadas aos funcionários. A expectativa é que estes profissionais repliquem o conhecimento, possibilitando que mais pessoas tenham acesso à metodologia, que identifica problemas no consumo de água e propõe soluções sustentáveis.
O diferencial desta edição é que desta vez o projeto foi aberto também aos municípios da Região Metropolitana de Sorocaba, já que nos anos anteriores foram beneficiados somente os servidores públicos da Prefeitura de Sorocaba. Estão participando da edição 2017, além de Sorocaba, os municípios de Boituva, Capela do Alto, Indaiatuba, Iperó, Porto Feliz, Cesário Lange, Mairinque, Piedade, Salto e Salto de Pirapora.
Sobre o curso
Durante as aulas, que estão ocorrendo desde o dia 11 de maio, eles estão aprendendo a utilizar a ferramenta de gestão conhecida como Toyota Business Practices (TBP), disponibilizada pela empresa, que permite o diagnóstico claro sobre o real problema a ser vencido, onde e como ele ocorre e do que depende para ser solucionado. A metodologia está ensinando aos participantes do curso a fazer um diagnóstico, com indicadores e investigação da causa do problema, promover a resolução e o monitoramento.
Inicialmente, os servidores públicos tiveram acesso às contas de água dos últimos meses de 2016 do local de trabalho para assim começar aplicar a metodologia, comparando com as contas de água deste ano. Daí começou um processo de “investigação” e abastecimentos de dados em planilhas de Excel. Os participantes indicam uma série de fatores que influenciam num determinado problema e elencam possibilidades para resolvê-lo. A meta é economizar 10% de água dos prédios onde trabalham.
A metodologia é simples e tem diversos passos que devem ser seguidos de forma correta para que o resultado positivo seja alcançado. Além do curso, o funcionário deverá ainda dedicar algumas horas por semana para a aplicação das atividades propostas.
A capacitação será finalizada em novembro deste ano. Em dezembro, os grupos apresentarão os resultados para uma banca examinadora do projeto num evento final que será realizado no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), com a participação de representantes da Prefeitura de Sorocaba e da Toyota do Brasil. Ao final, os servidores públicos receberão um certificado.
O Centro de Referência em Educação está localizado na rua Artur Caldini, 211, no Jardim Saira. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3238.2366 ou pelo e-mail a3p.sorocaba@gmail.com[1].