Em apenas uma semana, a prefeita Jaqueline Coutinho entregou 10 ambulâncias para reforçar a assistência de urgência e emergência à população em Sorocaba. Na manhã desta segunda-feira (23), a chefe do poder Executivo participou da cerimônia de entrega de mais cinco novas ambulâncias, sendo duas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e três do Serviço de Atendimento Municipal de Ambulâncias (SAMA). O evento ocorreu na Praça Cel. Fernando Prestes com a presença de secretários municipais e funcionários da Secretaria da Saúde (SES).
Com esta entrega, o SAMU passa a contar com sete unidades à disposição da população, sendo duas de Suporte Avançado (Alfa) e cinco de Suporte Básico (Beta). Além de outras três viaturas que ficarão na reserva técnica. Segundo a SES, as duas novas ambulâncias atuarão como Alfa e as duas antigas atenderão como Beta. Já as unidades que atendem como Suporte Básico irão para a reserva técnica.
As ambulâncias SAMA, que agora totalizam 13 unidades no município, não tinham renovação da frota desde o ano de 2012. Os veículos são ambulâncias do Tipo A, equipados com maca retrátil e com suporte/sistema de oxigênio, utilizados para o transporte de pacientes com risco conhecido, buscas nas residências e transporte de pacientes para consultas e exames dentro e fora do município. São veículos modelo Master Renault, zero quilômetro, locados por um período de 24 meses.
Durante a cerimônia, a prefeita Jaqueline Coutinho destacou a quantidade de atendimentos realizados por cada tipo de ambulância. As SAMAs têm uma média de 2.100 atendidos por mês, já as viaturas Alfas 547 e as Betas 1.056. “A Saúde é uma de nossas prioridades. É uma área que se encontra com um déficit orçamentário, mas está sendo reorganizada graças ao empenho desta administração. Todas as secretarias terão o olhar atento da administração para promover ações em prol da população”, ressalta.
O médico e secretário da Saúde, Ademir Watanabe, explicou a importância de cada unidade na assistência da população. “As Alfas são aquelas de maior necessidade de transporte de pacientes graves. É de extrema importância que estejam sempre em pleno funcionamento. As outras que saem se transformarão em Betas, que são utlizadas em casos menos complexos. As unidades da SAMA possuem uma grande demanda de atendimentos, e esse fortalecimento na frota poderá diminuir o tempo de espera e também aumentar os atendimentos”, explica.
Na última segunda-feira (16), em solenidade realizada no estacionamento do Paço Municipal, a prefeita Jaqueline Coutinho fez a entrega das primeiras 5 ambulâncias, garantindo a Sorocaba mais unidades do tipo SAMA.